A agricultura no Brasil é um dos principais e mais importantes elos da economia. Não é atoa que o governo busca maneiras de incentivar e acelerar ainda mais o setor. O plano safra acabou se tornando um dos maiores programas governamentais que ajudam o agronegócio através do crédito subsidiado. Mas afinal, como funciona o plano safra?

O que é o plano safra

O plano safra é um programa do governo federal que direciona recursos públicos para financiar as atividades de produtores do país. O plano foi criado em 2003 e todos os anos é destinado uma verba para investimento ou custeio, industrialização e comercialização de produtos agro.

Objetivo do plano safra

O plano safra é o maior programa financeiro que contribui para trazer mais segurança financeira para a cadeia agrícola. O agro é um dos setores mais expostos aos riscos de mudanças climáticas e sócio políticas e econômicas, dessa maneira o plano tenta trazer um incentivo para que produtores não deixem de operar apesar das dificuldades.  

Os subsídios oferecidos pelo governo em taxas de juros são muito atrativos. No plano safra de 2022/2023 anunciado em julho de 22, os juros para pequenos produtores era de 5% a 6%. Já os juros praticados no mercado em agosto de 2022 eram de 13,75%.

Como é destinado os recursos do plano safra

O plano divide recursos para pequenos, médias e grandes produtores, além de cooperativas. Os grupos de perfil de produtores é dividido através de programas como: Pronaf e Pronamp.

PRONAF

O Pronaf é o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, ou seja, ele destina recursos para pequenos produtores. Aqui é onde encontramos as melhores taxas de juros para financiamos do programa

PRONAMP

Já o Pronamp é o Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural. As condições de subsídio dos recursos direcionados para esse grupo de produtores são muito mais atrativas que no mercado financeiro geral.

Formas de utilizar o recurso do plano safra

Os recursos do governo podem ser utilizados de 3 diferentes formas

  • Seguro rural
  • Apoio a comercialização
  • Crédito rural

Importância do plano safra

O agronegócio historicamente sofre com margens apertadas, o plano safra é uma forma de aliviar o sufocamento nos ganhos dos produtores rurais. Uma vez que, com empréstimos com taxas mais baixas, reduzem o impacto dos custos de produção.
Outra forma de melhorar as margens de ganhos é com boas negociações. Pensando nisso, a Tarken desenvolveu um Guia de Comercialização de Milho, no guia o produtor descobre estratégias para maximizar suas negociações.