As inovações voltadas para o agronegócio vão muito além das soluções focadas nas fazendas e questões operacionais da porteira para dentro. A agro tem se tornado um setor cada vez mais complexo e para que ele siga crescendo de forma sustentável as ferramentas financeiras também tiveram que evoluir para atender as necessidades desse mercado
As CPRs - Cédula de Produto Rural são um bom exemplo dessa necessidade. Em 1994 ela foi criada para suprir as lacunas deixadas pelos modelos existentes e proporcionar maior flexibilidade e eficiência nas transações financeiras do agronegócio. Com a CPR, os produtores rurais podem antecipar recursos financeiros ao venderem sua safra futura a preços previamente acordados, tornando mais fácil a obtenção de crédito e reduzindo a exposição a riscos de mercado. Hoje a maior parte das operações financeiras no agro são feitas a partir de uma CPR. Só em 2022 foram R$264,63 bilhões em valor de estoque, aumento de 124% em relação ao ano anterior.
Entretanto, desde os anos 90 muita coisa mudou e seguiu evoluindo no mercado agro e também financeiro, e existem outras ferramentas financeiras complementares a CPR disponíveis no Brasil que ajudam a trazer mais acesso e também confiança nas transações agrícolas. Nesse artigo, falaremos um pouco mais sobre essas ferramentas e como elas podem beneficiar revendas e empresas de insumos no geral.
Securitização de recebíveis
A securitização do agronegócio, através de CRAs e FIDCs, oferece vários benefícios para as revendas. Ao securitizar seus recebíveis, a revenda pode obter recursos financeiros imediatos, reduzir o risco de inadimplência e diversificar as fontes de financiamento. Isso pode resultar em melhores condições de crédito, liberar capital de giro, permitir foco no core business e potencial de expansão. A securitização é uma opção atraente para revendas que buscam melhorar sua gestão financeira e obter recursos para investir no crescimento dos negócios.
Hegde
O Hedge pode ser uma opção viável para as revendas de insumos agrícolas quando se trata de melhorar suas margens por meio do uso de Tecnologia Financeira. O Hedge é uma estratégia financeira utilizada para proteger os negócios contra a volatilidade de preços no mercado agropecuário.
Na perspectiva das revendas, que muitas vezes precisam comprar insumos agrícolas com antecedência para atender às demandas dos produtores rurais, o Hedge pode ser uma ferramenta poderosa para mitigar os riscos de flutuações de preços no futuro. Além de existir a possibilidade de instruir e auxiliar os clientes produtores a utilizarem o Hedge para proteger suas produções como uma forma de fortalecer o relacionamento entre a revenda e o produtor e ao mesmo tempo proporcionar mais segurança para revenda com relação a capacidade de honrar as dívidas por parte do produtor.
Esse foi um dos temas tratados na quarta edição do Tarken Talks com Ian Sena e Gabriel Carimbé, ambos da ACT investimento, escritório parceiro da XP Investimentos. O conteúdo abordou como o uso de Tecnologia Financeira na melhoria das margens do Agro que além de tratar sobre Hegde, ainda discute outras alternativas do mercado financeiro. Assista ao vídeo completo:
Plataformas de crédito e análise de risco:
O uso de plataformas de crédito e análise de risco é uma das principais formas de tecnologia financeira que pode trazer benefícios significativos para as revendas de insumos agrícolas. Essas plataformas utilizam tecnologias avançadas, como inteligência artificial e aprendizado de máquina, para analisar de forma rápida e precisa o perfil de crédito dos clientes.
Ao coletar e processar uma grande quantidade de dados, essas plataformas conseguem avaliar o histórico de pagamento dos clientes, sua capacidade financeira, seu comportamento de compra e outros fatores relevantes para determinar o risco de inadimplência. Com base nessas análises abrangentes, as revendas podem tomar decisões mais fundamentadas ao oferecer crédito a seus clientes.
Uma das principais ferramentas disponíveis para esse tipo de análise é o Inspector, produto da Tarken. A partir apenas do CPF ou CNPJ, tenha uma análise completa do produtor: histórico de até 10 safras, grupos familiares, patrimônio, compliance, disponibilidade de infra-estrutura e dados financeiros* além de análise automática de imposto de renda.
Um futuro de inovações tecnológicas no setor financeiro do agro
As inovações e tecnologias financeiras estão transformando o cenário do agronegócio, oferecendo às empresas de insumos agrícolas ferramentas poderosas para melhorar suas margens e fortalecer suas operações. Desde facilidades para o financiamento, passando por ferramentas capazes de trazer mais estabilidade para o negócio, até mesmo softwares que contribuem com mais rapidez e segurança na análise de crédito.
O fato é que esse mercado não vai parar de evoluir e a procura constante de informação e parcerias estratégicas deve ser rotina para quem atua nesse mercado. Essa será sem dúvidas o primeiro para para empresas que querem continuar crescendo seus negócios de forma sustentável.